Presidente palestino anuncia rompimento de relações com Israel e EUA
O anúncio foi feito após críticas contra o acordo de paz proposto por Donald Trump

Foto: Divulgação | Reuters
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas anunciou neste sábado (1), que irá romper todas as relações com Isral e os Estados Unidos após críticas sobre o plano de paz para o Oriente Médio apresentado pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Segundo Abbas, o acordo apresentado por Trump "não respeita os direitos ou aspirações fundamentais do povo palestino" e que a medida "viola os acordos de Oslo, que israelenses e palestinos assinaram em 1993".
O plano de paz foi anunciado na terça-feira (28), pelo presidente Donald Trump ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. O projeto incluiu um redesenho do mapa da região disputada por israelenses e palestinos e estabelece um reconhecimento mútuo entre Israel e Palestina.
Segundo o presidente palestino, o plano é favorável aos israelenses e reduz o território de um futuro Estado palestino em relação à Linha Verde, fronteira anterior à Guerra dos Seis Dias, ocorrido em 1967, quando Israel ocupou a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.