Prévia da inflação oficial na RMS para o mês de julho fica acima da média nacional
Dos cinco itens que mais contribuíram para a alta, quatro são alimentos

Foto: Despesas com cinema impactaram na alta do IPCA-15 / Fabio Rodrigues Pozzebom-Agência Brasil
A prévia da inflação oficial na Região Metropolitana de Salvador (RMS) para o mês de julho é de 0,13%. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado nesta terça-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), voltou a acelerar, já que em junho havia sido de 0,03%.
O indicador ficou acima da média do país (0,09%) puxado, sobretudo, pelo aumento de Alimentação e Bebidas (0,40%), após duas deflações seguidas desses itens. No entanto, foi o terceiro menor aumento dentre as 11 áreas investigadas pelo IBGE.
Nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (0,26%) e de Belém (0,25%) e em Brasília (0,22%) foram registrados o mais elevado IPCA-15 de julho. Já a Região Metropolitana de São Paulo (-0,06%) e o município de Goiânia (-0,19%) tiveram deflação.
Dos cinco itens que mais contribuíram para a alta na prévia da inflação da RMS em julho, quatro foram alimentos: cebola (36,23%), batata-inglesa (18,55%), pão francês (2,14%) e lanches fora de casa (0,98%).
A maior pressão inflacionaria no mês foi, no entanto, a taxa de água e esgoto (4,45%), reflexo do reajuste anunciado em meados de junho. A maior alta na prévia de julho foram as Despesas Pessoais (0,51%), puxadas pelo aumento dos gastos com recreação (1,71%), sobretudo cinema (10,38%), e alimento para animais (5,95%).
Cinema
Para a supervisora de disseminação de informações do IBGE, Mariana Viveiros, não há uma influência clara entre o período de férias escolares e o aumento dos gastos com cinema. "Parece mais que houve um movimento de recuperação de preços para compensar longos períodos praticamente sem aumentos, além de uma importante queda média em junho (-8,27%)", analisa.
Entretanto, ela acredita que o momento dos lançamentos de filmes, que costumam atrair mais público, sobretudo infanto-juvenil, pode ter sido avaliado como propício para colocar o aumento em prática e até acelerar um pouco os ganhos dos exibidores.
"Mas só isso não explica, porque não ocorreu o mesmo movimento em anos anteriores (em muitos, inclusive o IPCA ficou zerado nesse período). Essa sazonalidade das férias é mais clara, sim, nos meses de janeiro e fevereiro. Embora nunca nessa intensidade", pondera.
O cabeleireiro Denir Filho, 26, contou ao Farol da Bahia qual a sua estratégia para fugir dos preços altos dos bilhetes de cinema. "Geralmente vou dia de segunda ou quarta-feira, porque é mais barato do que os outros dias da semana. Fica mais em conta", afirma ele, que evita assistir filmes em 3D, já que, normalmente, estes têm ingressos mais caros.
Deflação
Os grupos de produtos e serviços que mais contribuíram para segurar o IPCA-15 de julho, na Região Metropolitana de Salvador, foram Vestuário (-0,90%) e Transportes (-0,26%). O primeiro teve influência forte das roupas em geral (-1,17%), tanto masculinas (-1,24%) quanto femininas (-1,12%), enquanto que o segundo foi puxado pela queda média no preço da gasolina (-1,57%) e do etanol (-2,50%).
No acumulado em 2019, o IPCA-15 da RMS está em 2,75%, acima da média nacional (2,42%). Já nos 12 meses encerrados em julho, fica em 3,16%, o que representa a terceira desaceleração seguida e se mantém abaixo da média (3,27%).