Previsão para o PIB em 2021 é elevado de 3,5% para 5,3% pela equipe econômica
Para os anos posteriores, de 2022 a 2025, a estimativa de crescimento do PIB é de 2,5%

Foto: Reprodução/R7
Em meio ao avanço da vacinação e a sinais de recuperação da atividade econômica, a projeção para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 foi otimizada pela equipe econômica do governo federal. A expectativa de crescimento econômico passou de 3,5%, prevista em maio deste ano, para 5,3%.
A nova projeção foi divulgada pela Secretaria de Política Econômica da pasta no Boletim Macrofiscal, nesta quarta-feira (14). O valor tem proximidade a previsão do mercado financeiro, que espera alta de 5,26%, de acordo a última edição do Boletim semanal Focus.
"O aumento da projeção do ano corrente se deve à incorporação do resultado positivo do primeiro trimestre de 2021, que superou as projeções da última grade", diz o documento.
A melhora na expectativa do PIB para este ano se apoia também na projeção maior para o crescimento da atividade no segundo trimestre de 2021. "Há boas perspectivas para o segundo semestre, dado o avanço da vacinação da população e redução do distanciamento social, resultando em maior crescimento do setor de serviços", acrescenta.
Para os anos posteriores, de 2022 a 2025, a estimativa de crescimento do PIB é de 2,5%.