Primeira Assembleia virtual da história da ONU terá discursos de Bolsonaro e Trump nesta terça (22)

A Covid-19, que impediu que o encontro fosse realizado presencialmente é o tema principal do debate

[Primeira Assembleia virtual da história da ONU terá discursos de Bolsonaro e Trump nesta terça (22)]

FOTO: Spencer Platt/Getty Images

No ano em que completa 75 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza pela primeira vez na história uma Assembleia Geral virtual. Líderes de todo mundo estarão reunidos em Nova York, da maneira tradicional, porém discursam a partir desta terça-feira (22) em vídeos pré-gravados.

O primeiro a fala será o presidente Jair Bolsonaro, às 10 horas (horário de Brasília). O chefe do estado brasileiro abre o debate geral desde 1947, quando o chanceler brasileiro Osvaldo Aranha comandou a Primeira Sessão Extraordinária da Assembleia Geral e a Segunda Sessão da Assembleia Geral.

Após Bolsonaro, será a vez do presidente dos EUA, Donald Trump. Ainda não se sabe se o mandatário americano será exceção e comparecerá a sede para falar. Em julho, a embaixada dos Estados Unidos na ONU, Kelly Craft, afirmou que isso ocorreria.

O tema deste ano é "O futuro que queremos, as Nações Unidos  que precisamos: reafirmar nosso compromisso coletivo com o multilateralismo - confrontando a Covid-19 por meio de uma ação multilateral eficaz", porém, nem todos os discursos devem ter o assunto como destaque central.

Ao todo, serão 14 chefes de estado que falarão durante a manha. Pela tarde, será a oportunidade para outros 19 líderes falarem.

Os discursos do debate geral prosseguirão até o dia 26 e também no dia 29 de setembro, sempre das 10 às 22h (horário de Brasília). A Assembleia ainda possui uma variedade de encontros paralelos, que neste ano, também serão realizados de forma virtual, contudo, a agenda ainda não foi divulgada.

Criada depois do fim da 2ª Guerra Mundial, em outubro de 1945, a ONU reúne 193 países membros, além da Palestina e Vaticano, que não são membros, mas observadores da Organização.
 


Comentários