Primeira edição da Bienal do Lixo em Salvador terá como destaque os Painéis de Diálogos!

Aos detalhes.

Por Michel Telles
Às

Primeira edição da Bienal do Lixo em Salvador terá como destaque os Painéis de Diálogos!

Foto: COMTI

A primeira edição da Bienal do Lixo em Salvador terá como destaque os Painéis de Diálogos, que acontecem no dia 4 de setembro, na Associação Atlética da Bahia, reunindo especialistas, artistas e representantes de diferentes setores para discutir os principais desafios ambientais da atualidade. Os encontros, com curadoria de Rodrigo Oliveira — também responsável pela primeira edição da Bienal, em 2022 — abordarão temas como os 15 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os avanços da economia circular no Brasil, os desafios da logística reversa, o papel das empresas em projetos sociais e ambientais, além de reflexões sobre o lixo na arte e a poluição de oceanos e rios.

O público poderá acompanhar gratuitamente as discussões, que contarão com intérpretes de Libras, audiodescrição e materiais acessíveis. Para Rodrigo Oliveira, a iniciativa é fundamental para ampliar o debate sobre o destino dos resíduos no país. “Nossa proposta é que os painéis mostrem o que já vem sendo feito, os obstáculos enfrentados e o quanto ainda precisamos avançar para que a sociedade encare de forma efetiva a questão dos recicláveis”, explica.

Segundo a Abrema (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente), apenas 8% dos materiais recicláveis no Brasil são efetivamente reaproveitados. “Isso significa que há um potencial enorme desperdiçado. Valorizar o trabalho dos catadores, essenciais nesse processo, e aproximar a arte desse debate é uma maneira de mostrar que o lixo pode ser transformado em recurso”, complementa Oliveira.

Bienal no Farol da Barra

Enquanto os painéis se concentram na Associação Atlética, a Bienal do Lixo ocupará, de 4 a 7 de setembro, uma área de 3.000 m² no Farol da Barra, com exposições, oficinas e moda sustentável. O espaço contará com um domo de 175 m², onde oito artistas apresentarão obras feitas a partir de resíduos como papelão, plásticos e eletrônicos descartados.

A programação inclui ainda a Mostra de Cinema da Bienal, com curtas, documentários e animações sobre meio ambiente, que também acontecerá n na Associação Atlética da Bahia,e o Desfile de Moda Consciente, que propõe uma reflexão sobre o impacto da indústria têxtil. Outro destaque será a participação da ONG queniana Ocean Sole, que trará esculturas monumentais produzidas com chinelos recolhidos em praias e oceanos.

O público também poderá participar de oficinas criativas para experimentar novas formas de reaproveitar materiais. Para Mario Farias, idealizador da Bienal, o evento é um convite à transformação: “Queremos que cada visitante saia inspirado a repensar seus hábitos, enxergando beleza e possibilidades onde muitos só veem lixo”.

Patrocínio e realização

A Bienal do Lixo 2025 é apresentada pelo Ministério da Cultura e Rabobank, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização das agências La Mela, Usina, Ministério da Cultura do Governo Federal e apoio da Prefeitura de Salvador (BA).

Patrocinam o evento: Rabobank, GWM, Klabin, Deloitte, Química Anastacio, Suhai Seguradora, Irani Papel e Embalagem, Burger King, Starbucks, Popeyes, Banco do Nordeste, Vivensis, Faber-Castell, Celomax, Green Mining e Positiv.a. Com apoio da Prefeitura de Salvador (BA).

Em conexão com os objetivos da COP30, a Bienal reforça seu papel de transformação e conscientização no cenário global das mudanças climáticas.

Serviço

Bienal do Lixo – Salvador
4 a 7 de setembro de 2025
Farol da Barra
Das 10h às 19h
Entrada gratuita – inscrições pelo site www.bienaldolixo.com.br

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário