Primeira mulher premier da Suécia nomeia primeira ministra transgênero

Lina Axelsson Kihlblom vai liderar o Ministério das Escolas

[Primeira mulher premier da Suécia nomeia primeira ministra transgênero]

FOTO: Reprodução

A nova ministra das Escolas da Suécia, Lina Axelsson Kihlblom, se tornou, nesta terça-feira (30), a primeira mulher transgênero a ser nomeada para o Gabinete do país nórdico. A apresentação de Kihlblom, ex-diretora de escola e advogada de 51 anos, foi feita pela primeira-ministra Magdalena Andersson, também a primeira mulher a ocupar o cargo na Suécia desde quando o posto foi criado, em 1876.

"Isto não é grande coisa, embora seja importante para mim e para muitos outros que estão passando pelos mesmas questões" disse Kihlblom em uma entrevista à rádio pública sueca após a nomeação. "Se eu, de alguma forma, posso ser um modelo ou pioneira, estou feliz com isso" completou.

Ao todo, o novo governo do país terá 12 ministras e 11 ministros, numa tentativa de equiparação de gênero nos altos cargos governamentais.

Kihlblom ficou conhecida por conta de seu trabalho bem sucedido à frente de uma escola em uma das áreas mais desiguais da Suécia, no qual foi relatado em uma série de documentários televisivos.

No ano passado, a Bélgica se tornou o primeiro país europeu a nomear um membro do governo abertamente a pessoas trans, quando Petra De Sutter assumiu o cargo de vice-primeira-ministra.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[AGU pede a Moraes apuração sobre postagem de jornalista americano no X]

O órgão pede ao ministro Alexandre de Moraes que encaminhe as informações para o Ministério Público Federal

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!