Primeiro Ba-Vi de 2026 promete clássico quente no Barradão

Bahia chega embalado e com 100% no Baiano, enquanto o Vitória tenta manter a escrita positiva em casa no reencontro após o último clássico de 2025.

Por Samara Figueiredo
Às

Primeiro Ba-Vi de 2026 promete clássico quente no Barradão

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória e Letícia Martins / EC Bahia

Vitória e Bahia se enfrentam neste domingo, às 16h, no Barradão, em um clássico que carrega rivalidade, retrospectos recentes e momentos distintos dentro do Campeonato Baiano. O duelo marca o reencontro após o último clássico, disputado em 2025, quando o Vitória levou a melhor e venceu o Bahia por 2 a 1, em seu mando de campo. Desde então, o cenário segue favorável ao Rubro-Negro quando atua em casa: o Vitória não perde para o Bahia no Barradão desde 2021. Nos últimos cinco Ba-Vis disputados no estádio, foram três vitórias do Leão e dois empates.

Dentro de campo, o Bahia chega embalado. O Tricolor vem de uma goleada por 5 a 1 sobre o Barcelona de Ilhéus, mantém 100% de aproveitamento no Campeonato Baiano e ostenta a melhor campanha da competição até aqui. 

Em entrevista concedida no CT Evaristo de Macedo, o volante Erick falou sobre a invencibilidade do tricolor e do primeiro desafio do ano contra um time que está na elite do futebol nacional. “O clássico fala por si só, né? Se gera uma expectativa muito grande durante a semana. O primeiro rival de nível de série A, mas a gente não tem que fazer nada de diferente do que a gente tem feito. O professor corrigiu alguns aspectos que a gente precisa evoluir. Eu acho que é importante porque é o momento, em início de temporada tem muitas coisas a serem melhoradas, mas fizemos muitas coisas boas também. Isso independe do adversário, né? Porque a gente impôs o nosso ritmo de jogo, a nossa qualidade técnica e também fazer valer nosso comprometimento tático aquilo que o treinador nos pede, mas para domingo eu acho que é continuar fazendo o que ele vem pedindo, junto com esses ajustes que ele nos passou e ter comprometimento. E eu acho que a principal palavra é a imposição, saber fazer o nosso jogo mesmo estando fora de casa”, comentou. 

Já o Vitória chega mais aliviado após conquistar a primeira vitória na temporada, um 4 a 0 sobre a Juazeirense, resultado que deu fôlego ao Rubro-Negro depois de três empates consecutivos. No estadual, o Leão soma uma vitória e três empates, e busca usar o clássico como ponto de virada no campeonato, além de manter a escrita positiva diante do rival em casa.

Em entrevista coletiva pré-jogo, o volante Baralhas falou da importância de vencer o clássico. “Muito importante, né, vindo de uma vitória, nos dá mais confiança.  Mas já passou, temos que estar focado porque vai ser guerra no domingo e temos que fazer nosso melhor. Não adianta a gente fazer um placar elástico na quarta-feira e domingo a gente perder. Então, temos que, para esse clássico, encarar como se fosse uma final”, disse o camisa 15 da equipe rubro-negra.

Após a última rodada, o técnico Rogério Ceni destacou o peso do clássico e tratou o Ba-Vi como o confronto mais exigente do estadual. Para o comandante tricolor, os erros custam muito mais caro diante de um rival do mesmo patamar nacional.

“Logicamente é um jogo, sem dúvida, mais pesado que nós temos aqui no campeonato. É diferente você jogar com um time de Série A. Erros custam mais caro. É uma equipe que vem preparada para fazer esse tipo de jogo, com linhas mais baixas e contra-ataque. É um jogo sempre mais difícil”, afirmou Ceni.

Do lado rubro-negro, o técnico Jair Ventura adotou um discurso de total concentração e deixou claro que trata o clássico como decisão. Após a goleada na rodada passada, o treinador reforçou o peso histórico e emocional do Ba-Vi.

“Ba-Vi a gente sabe tudo o que representa. Já joguei, sei da responsabilidade, sei da importância do jogo. Vamos encarar como uma final de Copa do Mundo. Clássico é clássico, é um jogo à parte”, declarou Ventura.

Com retrospecto favorável no Barradão, confiança renovada após a primeira vitória e o apoio do torcedor, o Vitória tenta confirmar sua força em casa. Do outro lado, o Bahia aposta no momento positivo, na invencibilidade e no melhor futebol apresentado até aqui para quebrar o tabu e largar na frente no primeiro clássico de 2026.

Transmissão: TVE Bahia 

Arbitragem
Árbitro: Wagner Francisco Silva Souza
Assistente 01: Luanderson Lima dos Santos 
Assistente 02: Daniella Coutinho Pinto 
4º Árbitro: Emerson Souza Silva 
Var: Diego Pombo Lopez

A novidade para essa partida será o uso do árbitro de vídeo, que pela primeira vez é escalado nessa edição do estadual. A ferramenta será usada em todos os Ba-Vis, além da semifinal e final da competição. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.