• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol na Bahia é registrado em Feira de Santana

Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol na Bahia é registrado em Feira de Santana

Paciente é um homem de 56 anos que faleceu na madrugada desta sexta-feira (3)

Por Da Redação
Às

Atualizado
Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol na Bahia é registrado em Feira de Santana

Foto: Divulgação/Prefeitura de Freira de Santana

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana informaram, na manhã desta sexta-feira (3), que foi registrado o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. 

Em nota, a Sesab disse que trata-se de um homem de 56 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, em Feira de Santana, e morreu nesta madrugada. Amostras biológicas foram coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias, para confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação.

Até o momento, já foram registrados 59 casos relacionados à intoxicação por metanol no Brasil, conforme informações fornecidas pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em coletiva de imprensa na quinta-feira (2). Em São Paulo foram registrados 53 casos, 5 em Pernambuco e um no Distrito Federal. Dentre as notificações, em 11 foi detectada a presença do metanol por meio de analise laboratorial. 

A Secretária emitiu orientação às unidades de saúde da rede privada e da rede pública para que estejam atentas a possíveis situações de intoxicação por metanol. Os casos devem ser notificados imediatamente, para rápida investigação e adoção das medidas necessárias.

A pasta comunicou que o caso será acompanhado pelas equipes de vigilância do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado e reforçou que as secretarias mantêm diálogo permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros estados, onde já há notificações de casos suspeitos e confirmados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário