Primeiro congresso Baía de Todos-os-Santos é realizado na ALB

Evento conta com a presença do escritor e navegador Aleixo Belov

Por Osvaldo Marques
Às

Primeiro congresso Baía de Todos-os-Santos é realizado na ALB

Foto: Gilberto Júnior | Farol da Bahia

Nesta segunda-feira (11) é comemorado o "Dia Nacional da Amazônia Azul", mesmo dia que entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. E para discutir os projetos de desenvolvimento sustentáveis para a Baía de Todos-os-Santos (BTS), o congresso de Kirimurê, BTS, e capital da Amazônia Azul, abordam vários temas relacionados à Baía de Todos os Santos , onde personalidades e empresários discutem as potencialidades de negócios no mar, do mar e para o mar. O engenheiro civil especializado em portos e obras subaquáticas, navegador e escritor Aleixo Belov, o urbanista, arquiteto e escritor Lourenço Mueller, o empresário e escritor Joaci Goes, o radialista Julival Góes, dentre outros, são alguns dos convidados. 

Aleixo Belov, o maior navegador do Brasil que já percorreu o mundo por cinco vezes em seu veleiro, falou sobre sua história de vida, desde a sua chegada da Ucrânia, quando tinha 6 anos de idade. Belov criou três plataforma de petróleo e falou sobre a riqueza existente no mar,. "Têm muita riqueza no mar. É que o homem ainda não aprendeu a usufruir. Por enquanto estão usando só para petróleo e alguns minérios, mas o mar tem tudo, tem vida! No futuro o mar vai ser tão importante quanto a agricultura para a sobrevivência humana. Não é só pesca e petróleo, isso. É planta, camarão, ostra, alga, vai tirar tudo no mar, inclusive energia das ondas. Hoje queremos chamar atenção para a Baía de Todos os Santos, da riqueza que ela representa. Ela é responsável por me ensinar e passar por todos mares e oceanos. Precisamos de saneamento básico e educação do povo". Afirma.

Roberto Bezerra - Malaca, como a voz "Adote um saveiro" Falou sobre toda trajetória do saveiro na Bahia, onde os seus cascos  se transformaram em escunas. O produtor, Fausto Franco falou sobre a tecnologia x saveiro e a importância de preservar a Baía e manter o saveiro a vela, evidenciando a fabricação francesa, recepção e a potencialização da BTS, mudança de comportamento, qualificação de mão-de-obra para gerar renda e emprego, e sobre o verão de 2020 e 2021 que terão grandes obras prontas na Baía, além de intervenções náuticas, atracadouros e processos de licitações. 

Franco menciona os municípios de Maragogipe, e o recôncavo baiano, que fazem parte da história das riquezas naturais e destacou sua visita ao Hawai e os naufrágios.  Segundo ele, um Ferry boat e um navio reboque da marinha serão afundados próximos à Marina, para servir de visitações, onde já acontece no Arquipélago Hawaiano. O procedimento deverá ter a duração de 1 hora e será voltado para o turismo baiano.

Jailson de Andrade que ficou com o tema “Mar e Arte Culinária”, e foi representado por Gal, que ressaltou a importância da pesca e seus valos, e como exemplo, citou o custo do balde da pititinga (R$ 12,00) e é vendida por cerca de R$36,00 a porção nos restaurantes. Gal menciona os problemas enfrentados pelos pescadores, sobretudo nos meios de transporte.

Para falar sobre o Saneamento Básico da Baía de Todos os Santos, foi convidada a professora de Química com pós-doutorado na Universidade de Dortmund e Instituto de Ciências Analíticas (ISAS) da Alemanha, Tânia Mascarenha Tavares, que explica a importância de realizar a ampliação dos serviços de esgotamento sanitário no entorno da Baía de Todos os Santos; implantação do serviço de coleta seletiva de lixo, emissário da Cetrel (Órgão responsável pela triagem de lixo, diagnóstico, monitoramento, remediação, gestão e ensaios de laboratório dos recursos ambientais, a exemplo da água, solo, ar e biota. Disposição de resíduos de forma adequada sem prejudicar o meio ambiente; índice de esgotos nos municípios.

Para falar sobre o Licenciamento Ambiental na Baía de Todos os Santos, foi convidado o engenheiro florestal, gerente ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Salvador, Samir Abdalla. “É preciso criar políticas de proteção ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável; diretrizes de ocupação e uso do solo urbano que avançamos, mas temos muito para avançar”.

Abdalla comentou sobre a proposta de cria o novo parque marinho no entorno da praia de Boa Viagem, que prevê a integração da zona costeira junto com o mar, “vai ser uma inovação que tem o objetivo de proteger o cavalo marinho, devido s sua incidência muito peculiar naquela área, e a preservação e conscientização da arqueologia marinha presente na região, onde a história de Salvador está gravada ali”.  Afirma.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.