Primeiro-ministro do Japão promete realizar Olimpíada com a pandemia controlada
Afirmação foi feita durante discurso no parlamento nesta segunda-feira (18)

Foto: Reprodução/Trechos e Milhas
O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, prometeu nesta segunda-feira (18) obter o controle da pandemia do coronavírus e garantir a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, com início previsto para 23 de julho. Em discurso de abertura de uma nova sessão do Parlamento, Suga afirmou que seu governo revisará as leis para tornar as medidas antivírus aplicáveis com penalidades e compensação.
No início da pandemia, o Japão conseguiu manter sob controle o número de casos de coronavírus por intermédio de pedidos para empresas fecharem ou operarem com redes sociais, distanciamento e para as pessoas ficarem em casa. Mas nas últimas semanas foi registrado um aumento grande de casos por dia, em parte devido a atitudes atenuadas. Suga disse que seu governo pretende iniciar a vacinação o mais rápido possível.
Suga prometeu realizar a Olimpíada como "uma prova da vitória humana contra o coronavírus". Pesquisas recentes da mídia mostram que cerca de 80% do público japonês acha que a Olimpíada não vai ou não deveria acontecer. Suga disse que a vacina é o "argumento decisivo" contra a pandemia e espera começar vacinação quando o Ministério da Saúde do Japão aprovar a vacina desenvolvido pela Pfizer, um dos três fornecedores estrangeiros para o Japão, em fim de fevereiro.