Primeiro trem do VLT do Subúrbio chega a Salvador em dezembro
Jerônimo Rodrigues visitou fábrica responsável pelos trens nesta quarta (10)

Foto: Divulgação/GOVBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), visitou nesta quarta-feira (10), em Hortolândia (SP), a fábrica onde estão sendo preparados os três trens que farão parte do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em construção no subúrbio de Salvador.
Acompanhado por 20 lideranças comunitárias, o governador conheceu o exterior dos veículos e entrou em um dos trens, que passa por ajustes técnicos e operacionais, além de pintura e plotagem.
Foto: Divulgação/GOVBA
O veículo será o primeiro a ser enviado à capital baiana, com previsão de chegada em 5 de dezembro deste ano. Os primeiros testes nos trilhos estão programados para o início de 2026.
A montagem dos trens é responsabilidade da empresa espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), especializada na fabricação e manutenção de trens, VLTs e metrôs.
As modificações atendem às exigências do projeto desenvolvido pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e incluem restabelecimento técnico-operacional, modernização e substituição de componentes desgastados, renovação da pintura, plotagem e testes de performance.
Conforme informou o governo, alguns vagões também passaram por alterações para atender às necessidades de marisqueiras e pescadores do Subúrbio de Salvador, que transportavam produtos nos trens da região antes de serem desativados, em 2021, e precisarão continuar com a atividade quando o novo modal entrar em operação.