Procon notifica Claro sobre falhas nos canais de atendimento
Em nota, empresa de telefonia disse que “houve uma instabilidade sistêmica"
O Procon-SP informou, na última quarta-feira (29), que notificou a empresa Claro S/A pedindo esclarecimentos sobre notícias veiculadas na imprensa informando falhas em seus canais de atendimento. De acordo com o órgão, os consumidores relataram dificuldades para acessar os serviços de telefonia, aplicativos, banda larga e de TV da operadora.
De acordo com informações do site DownDetector, os relatos aconteceram, principalmente, nas regiões de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Brasília. A companhia assumiu o problema, mas muitos clientes reclamaram da falta de prazo para a normalização dos serviços.
“A empresa deverá explicar por quais razões os consumidores ficaram impossibilitados de entrar em contato com a operadora, que tipos de atendimentos foram afetados e prejudicados, por quanto tempo perdura o problema, quais providências foram adotadas para solução das demandas, além de esclarecer qual plano de ação foi adotado para ressarcimento dos valores relativos aos serviços não prestados”, disse o Procon-SP em nota.
Também em nota, a Claro informou que "houve uma instabilidade sistêmica, que já foi solucionada, e os serviços de atendimento ao cliente que foram impactados já estão funcionando normalmente. A operadora reforça que os serviços de voz, dados móveis, banda larga fixa e TV por assinatura não foram afetados pela instabilidade".
De acordo com o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, a empresa pode “ser multada em até R$ 11 milhões, caso seja comprovado que o Serviço de Atendimento ao Consumidor está sendo prestado de modo defeituoso, se a empresa estiver dificultando ou estiver falhando na prestação de serviço de atendimento ao consumidor ela também pode ser autuada e o caso encaminhado à fiscalização”.