• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Procurados por roubo lideram lista de prisões com auxílio de tecnologia, diz SSP

Procurados por roubo lideram lista de prisões com auxílio de tecnologia, diz SSP

Desde que foi implantada, em dezembro de 2018, a ferramenta contabiliza 228 prisões

Por Da Redação
Ás

Procurados por roubo lideram lista de prisões com auxílio de tecnologia, diz SSP

Foto: Reprodução / Vitor Barreto/SSP-BA

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informa que pessoas procuradas por roubos lideram as prisões com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Entre os criminosos detidos com a ajuda da tecnologia estão 85 assaltantes, 54 traficantes, 29 homicidas e sete estupradores.

Segundo a pasta, desde que foi implantada, em dezembro de 2018, a ferramenta contabiliza 228 prisões. Entre os levados à Justiça, também há acusados de violência contra a mulher, furtos, porte ilegal de armas, entre outros.

A tecnologia será ampliada em Salvador e levada a outras 77 cidades da Bahia, até o fim de 2022. Mais 4.095 câmeras inteligentes serão instaladas. O projeto tem o investimento de R$ 665 milhões do Governo do Estado.

O sistema de reconhecimento facial permite a análise de características faciais e promove a comparação com imagens disponíveis no Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça.

Do Centro de Operações e Inteligência de Segurança (COI), os agentes recebem o alerta em tempo real e uma equipe é enviada para verificar a identificação do suspeito. Caso seja confirmada, ele é levado para o cumprimento do mandado.

“A Bahia foi pioneira no país quando adotou este modelo de tecnologia em prol da segurança e vai continuar fazendo um dos maiores investimentos já realizados no setor, com a expansão da tecnologia para o interior baiano, projeto que já está em andamento”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

Expansão

Além de ampliar o número de locais assistidos pela ferramenta, o projeto prevê também a implantação de 3.917 terminais de rádio comunicação de voz, vídeo e dados nas viaturas de unidades da Polícia Militar em Salvador e na região metropolitana. A expectativa é reduzir o tempo-resposta na localização dos suspeitos reconhecidos pelo sistema.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário