Produção agroindustrial recua 1,2% no 1º semestre, aponta FGV

Queda decorre de recuo no segmento de produtos não alimentícios

[Produção agroindustrial recua 1,2% no 1º semestre, aponta FGV]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Dados da pesquisa mensal do Centro de Estudos do Agronegócio (FGV Agro), divulgada na segunda-feira (21),  mostram que a produção agroindustrial recuou 1,2% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Na avaliação da instituição, a queda do Índice de Produção Agroindustrial, chamado de PIM Agro, na primeira metade do ano decorre do recuo de 5,2% no segmento de produtos não alimentícios.

Em contrapartida, o desempenho do segmento de produtos alimentícios e bebidas foi 2,2% superior na mesma base comparativa. No segmento de produtos não alimentícios, a redução do indicador foi puxada pela queda em insumos agropecuários (17,2%), produtos têxteis (5,1%) e produtos florestais (4,1%), que foram parcialmente compensados pela alta de 12% no segmento de biocombustíveis e de 2,6% em fumo.

"O desempenho da economia brasileira no segundo trimestre de 2023 foi pior do que nos primeiros três meses do ano, o qual foi beneficiado, sobretudo, pelo bom resultado da agropecuária nacional. A produção agroindustrial, principalmente de produtos não alimentícios, segue o mesmo ritmo da economia brasileira. Com isso, o setor ainda não conseguiu entrar em uma trajetória de crescimento", aponta a FGV.

Os dados destacam que, apesar da contração da atividade da agroindústria, o setor de alimentos e bebidas mostra "maior resiliência" que a indústria de transformação e a indústria em geral, que recuaram 1,3% e 0,3% no período, respectivamente.


Comentários