Produção de algodão deve crescer até 19% no Brasil

A projeção é maior do que a anterior e deve seguir ao ritmo pré-pandemia

[Produção de algodão deve crescer até 19% no Brasil ]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

A produção de algodão no Brasil deve ficar entre 13% e 19% neste ano, projeção maior do que a anterior e que pode seguir ao ritmo pré-pandemia. A crise sanitária, que derrubou a demanda da indústria têxtil global, paralizou a produção nacional, que havia dobrado em apenas cinco anos.

Segundo especialistas, o resultado esperado neste ano pode colocar o Brasil como quarto maior produtor e segundo maior exportador. Na safra plantada em 2019 foram produzidas 3 milhões de toneladas. Enquanto isso, em 2017, foram 1,5 milhão. Já para 2022, a produção é estimada entre 2,6 e 2,8 milhões de toneladas.

A boa qualidade do algodão brasileiro atrai o mercado estrangeiro, informou o Estadão. O principal ponto é a Ásia, onde estão localizadas as maiores indústrias de roupas.

Apesar da alta produção esperada para este ano, a produtividade não foi a melhor. A média de quilos de algodão por hectare para este ano é mais baixa do que a de 2021, quando a área plantada foi menor do que a atual.

Para 2023, a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) espera alcançar 1,7 milhão de hectares, superando a área da safra recorde de 2019.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[CBF oficializa a participação da Seleção Brasileira sub-15 na Copa 2 de Julho 2024]

Tradicional competição baiana recebe equipe canarinho em sua sexta participação no torneio

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!