Produção de estruturas de aço em 2021 foi superior a 1 milhão de toneladas, revela pesquisa
Levantamento foi realizado pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) em parceria com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM)

Foto: Pexels
O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) em parceria com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), finalizou as edições de 2022 das pesquisas anuais feitas com os fabricantes de estruturas de aço. A pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Estruturas de Aço” considera dados de estruturas metálicas, torres de energia para transmissão, torres para energia eólica, estrutura para parque de energia solar e defensas metálicas.
As 334 empresas participantes do cenário pesquisado produziram, em 2021, 1,04 milhões de toneladas de aço, um crescimento de 1,7% em relação a 2020, primeiro ano de pandemia, sendo 550,4 mil toneladas em produção de obras de estrutura metálica, 462 mil toneladas em produção para obras do segmento de energia e 32,2 mil toneladas em produção de defensas metálicas.
Esse montante levou a um crescimento de 37,5% no faturamento das empresas: o levantamento mostra faturamento de 14,3 bilhões de reais em 2021 ante 10,4 bilhões em 2020, 7,1 bilhões em 2019, 5,1 bilhões em 2018 e 4,4 bilhões em 2017.
Os dados apontam que, nos últimos 4 anos, o faturamento das empresas mais que triplicou. Também foi observado um aumento relacionado aos empregos, com crescimento de 0,7% na quantidade de colaboradores, chegando a 31,3 mil profissionais, o número mais alto nos últimos 5 anos. Cerca de 36,5% dos fabricantes aumentaram seus quadros, reflexo do aumento da demanda.
Já a pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Telhas de Aço e Steel Deck”, realizada pela mesma parceria, analisou 108 empresas, com 88% delas atuando exclusivamente na produção de telhas de aço e 9% produzindo telhas de aço e steel deck. Nesta área houve um crescimento de 61,4% no faturamento das empresas em relação a 2020, o que corresponde a aproximadamente 7,1 bilhões de reais.
O estudo “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados - Light Steel Frame e Drywall” mostrou crescimento de 10,3% (Light Steel Frame) e 7,4% (Drywall) de produção em relação a 2020, com expectativas otimistas para os anos seguintes. As 35 empresas participantes apresentaram um faturamento de 1,4 bilhão de reais, um crescimento de 40,2% em relação ao ano anterior.
Dificuldades
Na pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Estruturas de Aço” relatou-se que pouco mais de 47,7% das empresas pesquisadas consideram que melhorar os processos internos é a principal dificuldade que enfrentam internamente. Cerca de 45,1% dos fabricantes relatam dificuldades em manter o capital de giro e 34,6% consideram a baixa qualificação do time como seu principal gargalo.
Já a pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Telhas de Aço e Steel Deck” apontou que o marketing incipiente foi a principal dificuldade interna das empresas, sendo citado por 35,2% dos entrevistados. A necessidade de melhorar a qualificação do time e aprimorar o conhecimento técnico também são itens relevantes, na visão de 33,4% dos fabricantes.
A pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados - Light Steel Frame e Drywall” mostrou que para 38,5% dos fabricantes de perfis galvanizados, marketing deficiente é a principal dificuldade interna enfrentada, seja para aquisição de clientes como para melhorar a imagem e o posicionamento no mercado. A baixa qualificação do time e a necessidade de melhorar os processos internos também foram citados como sendo importantes pontos de melhorias declarados pelos entrevistados.