Produção de veículos cresce 15,1% em novembro no comparativo com outubro

No comparativo anual, no entanto, índice segue com números inferiores a produções anteriores

[Produção de veículos cresce 15,1% em novembro no comparativo com outubro]

FOTO: Reprodução

De acordo com dados divulgados pela Anfavea, entidade que representa as montadoras, a produção de veículos do mês passado foi a maior do ano, alcançando 206 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. A alta na comparação com outubro foi de 15,1%, com o setor voltando a superar a marca de 200 mil veículos após oito meses.

O balanço divulgado nesta segunda-feira (6), mostra que, por outro lado, a produção na indústria automotiva segue aquém de anos anteriores. Em relação a novembro do ano passado, houve queda de 13,5%, e o resultado foi o menor para o mês desde 2015.

Houve paradas na Honda (sete dias em Sumaré e dois em Itirapina) e nas fábricas da Volkswagen em São José dos Pinhais, por duas semanas, e Taubaté (cinco dias). Além disso, a produção tanto da Volks no ABC paulista quanto da General Motors (GM) em São José dos Campos (SP) foi parcialmente suspensa, com redução de um turno, enquanto 1,8 mil trabalhadores do segundo turno da Fiat continuaram afastados da fábrica pelo segundo mês.

As vendas de veículos, comprometidas por falta de carros nas concessionárias, somaram 173 mil unidades, incluindo todas as categorias, 23,1% a menos do que no penúltimo mês do ano passado.

O balanço da Anfavea informa ainda que as montadoras de veículos fecharam 42 vagas de trabalho em novembro, empregando no fim do mês 102,6 mil pessoas.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[CBF oficializa a participação da Seleção Brasileira sub-15 na Copa 2 de Julho 2024]

Tradicional competição baiana recebe equipe canarinho em sua sexta participação no torneio

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!