Produção industrial baiana registra variação negativa em janeiro de 2023, na comparação com 2022
IBGE aponta que retração mais intensa ocorreu na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos

Foto: Carol Garcia/GOVBA
Em janeiro de 2023, a produção industrial da Bahia teve variação negativa (-0,2%) frente ao mês anterior, na comparação com ajuste sazonal, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) Regional, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse foi o primeiro resultado negativo para a indústria no estado, depois de duas altas seguidas (3,4% de outubro para novembro/22 e 2,0% de novembro para dezembro/22). O percentual ficou bem próximo ao recuo do Brasil como um todo (-0,3%) e acompanhou as quedas registradas em 8 dos 15 locais pesquisados para os quais há resultados na comparação com o mês anterior.
Quase três anos após o início da pandemia da Covid-19, a produção da indústria baiana encontra-se num patamar 28,4% abaixo do verificado antes da crise sanitária, em fevereiro de 2020. Em relação a janeiro de 2022, a produção industrial baiana também caiu, mostrando recuo significativo (-10,3%) e o quinto resultado negativo consecutivo nesse confronto com o mesmo mês do ano anterior (cai desde setembro/22).
Isso a despeito de janeiro deste ter tido um dia útil a mais que janeiro do ano passado. Foi a terceira queda mais intensa entre os 18 locais investigados com resultados nessa comparação, menor apenas do que as verificadas em Mato Grosso (-14,6%) e no Rio Grande do Norte (-10,5%). No Brasil como um todo, a produção industrial teve variação positiva (0,3%), com altas em 7 dos 18 locais.
Apesar do desempenho negativo no primeiro mês do ano, nos 12 meses encerrados em janeiro/23, a produção industrial da Bahia sustentou crescimento acumulado de 1,7%, frente aos 12 meses imediatamente anteriores. Foi o quarto melhor resultado entre os 15 locais para os quais há dados desse indicador. No país como um todo, houve variação negativa (-0,2%). O quadro a seguir mostra as variações da produção industrial brasileira e regional em janeiro de 2023.
Produção cai em 6 das 10 atividades da indústria de transformação na Bahia
O recuo na produção industrial da Bahia em janeiro deste ano frente a janeiro do ano passado (-10,3%) refletiu quedas tanto na indústria extrativa (-41,6%, nono recuo mensal consecutivo), quanto na indústria de transformação (-7,7%), que mostra retração mês a mês desde setembro de 2022. Houve quedas em 6 das 10 atividades da indústria de transformação investigadas separadamente no estado, na atualização da PIM-PF Regional.
A retração mais intensa ocorreu na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-20,1%), mas o principal impacto negativo no resultado geral da indústria baiana, no mês, veio do segmento de fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis. Com a segunda queda mais intensa (-16,5%) e o maior peso (33,9%) na estrutura industrial do estado, a produção de derivados de petróleo mostrou um quarto recuo mensal consecutivo. Ainda assim se mantém em alta e com o melhor resultado nos 12 meses encerrados em janeiro (18,3%).
Entre as atividades com aumento da produção em janeiro, os destaques foram para a fabricação de produtos alimentícios (10,3%) e a de bebidas (14,6%), que tiveram, respectivamente, os principais impactos positivos no resultado geral da indústria da Bahia, no mês.