• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Produção industrial baiana registra variação negativa em janeiro de 2023, na comparação com 2022

Produção industrial baiana registra variação negativa em janeiro de 2023, na comparação com 2022

IBGE aponta que retração mais intensa ocorreu na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos

Por Da Redação
Às

Produção industrial baiana registra variação negativa em janeiro de 2023, na comparação com 2022

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Em janeiro de 2023, a produção industrial da Bahia teve variação negativa (-0,2%) frente ao mês anterior, na comparação com ajuste sazonal, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) Regional, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse foi o primeiro resultado negativo para a indústria no estado, depois de duas altas seguidas (3,4% de outubro para novembro/22 e 2,0% de novembro para dezembro/22). O percentual ficou bem próximo ao recuo do Brasil como um todo (-0,3%) e acompanhou as quedas registradas em 8 dos 15 locais pesquisados para os quais há resultados na comparação com o mês anterior. 

Quase três anos após o início da pandemia da Covid-19, a produção da indústria baiana encontra-se num patamar 28,4% abaixo do verificado antes da crise sanitária, em fevereiro de 2020. Em relação a janeiro de 2022, a produção industrial baiana também caiu, mostrando recuo significativo (-10,3%) e o quinto resultado negativo consecutivo nesse confronto com o mesmo mês do ano anterior (cai desde setembro/22).

Isso a despeito de janeiro deste ter tido um dia útil a mais que janeiro do ano passado. Foi a terceira queda mais intensa entre os 18 locais investigados com resultados nessa comparação, menor apenas do que as verificadas em Mato Grosso (-14,6%) e no Rio Grande do Norte (-10,5%). No Brasil como um todo, a produção industrial teve variação positiva (0,3%), com altas em 7 dos 18 locais.

Apesar do desempenho negativo no primeiro mês do ano, nos 12 meses encerrados em janeiro/23, a produção industrial da Bahia sustentou crescimento acumulado de 1,7%, frente aos 12 meses imediatamente anteriores. Foi o quarto melhor resultado entre os 15 locais para os quais há dados desse indicador. No país como um todo, houve variação negativa (-0,2%). O quadro a seguir mostra as variações da produção industrial brasileira e regional em janeiro de 2023.

Produção cai em 6 das 10 atividades da indústria de transformação na Bahia

O recuo na produção industrial da Bahia em janeiro deste ano frente a janeiro do ano passado (-10,3%) refletiu quedas tanto na indústria extrativa (-41,6%, nono recuo mensal consecutivo), quanto na indústria de transformação (-7,7%), que mostra retração mês a mês desde setembro de 2022. Houve quedas em 6 das 10 atividades da indústria de transformação investigadas separadamente no estado, na atualização da PIM-PF Regional.

A retração mais intensa ocorreu na fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-20,1%), mas o principal impacto negativo no resultado geral da indústria baiana, no mês, veio do segmento de fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis. Com a segunda queda mais intensa (-16,5%) e o maior peso (33,9%) na estrutura industrial do estado, a produção de derivados de petróleo mostrou um quarto recuo mensal consecutivo. Ainda assim se mantém em alta e com o melhor resultado nos 12 meses encerrados em janeiro (18,3%).

Entre as atividades com aumento da produção em janeiro, os destaques foram para a fabricação de produtos alimentícios (10,3%) e a de bebidas (14,6%), que tiveram, respectivamente, os principais impactos positivos no resultado geral da indústria da Bahia, no mês.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.