Produção industrial brasileira cai 1,3% em julho, diz IBGE
Com o resultado, a produção industrial ficou 2,1% abaixo do patamar pré-pandemia

Foto: Reprodução/G1
A produção industrial brasileira caiu 1,3% em julho, após redução de 0,2% no mês anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (2).
Com esse resultado, a produção industrial ficou 2,1% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020. Quando comparado à julho de 2020, houve alta de 1,2%. No ano, a indústria acumula alta de 11% e, em doze meses, de 7%.
Duas das quatro categorias pesquisadas apresentaram queda. Bens de consumo duráveis caiu 2,7%, pelo sétimo mês seguido de queda, e bens intermediários 0,6%. Esse é o quarto mês consecutivo de retração. Os setores de bens de capital e de bens de consumo semi e não-duráveis tiveram alta de 0,3% e 0,2%, respectivamente.
"Em linhas gerais, o comportamento de julho não difere muito do que a gente vem observando ao longo desse ano, já que dos sete meses, em cinco houve queda" explica André Macedo, gerente da pesquisa.
Macedo avalia que o resultado está ligado aos efeitos da pandemia da Covid-19.
"No início do ano, houve fechamento e restrições sanitárias maiores em determinadas localidades, que afetaram o processo de produção. Com o avanço da vacinação e a flexibilização das restrições, a produção industrial agora sente os efeitos do encarecimento do custo e do desarranjo de toda cadeia produtiva" diz Macedo.