Produção industrial cai 0,6% em outubro, diz IBGE

Resultado fica abaixo das expectativas do mercado, que apontavam para alta de 0,6% no período

Por Da Redação
Às

Produção industrial cai 0,6% em outubro, diz IBGE

Foto: Getty Images

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (3), mostram que a produção industrial registrou queda de 0,6% em outubro na comparação com setembro. O número ficou abaixo das expectativas do mercado, que apontavam para alta de 0,6% no período. Esse é o quinto resultado negativo consecutivo, o que leva a 3,7% a perda acumulada do setor nesse intervalo. O setor está 4,1% abaixo do patamar de fevereiro de 2020. 

Apesar do resultado negativo, no ano, a indústria acumula altas de 5,7% e também de 5,7% em doze meses. Ainda conforme os dados do IBGE, o maior destaque negativo foi o setor de bens duráveis, que caiu quase 28% sobre outubro do ano passado. Na comparação anual, esse setor já havia caído 23% em setembro, 17% em agosto e quase 10% em julho.

O que mais pesou nesse cenário foi a fabricação de carros, com queda de 32,5% em relação a outubro de 2020. “Mais do que o resultado do mês, chama atenção a sequência de resultados negativos. A cada mês que a produção industrial vai recuando, se afasta mais do período pré-pandemia”, analisa André Macedo, gerente da pesquisa, em nota.

Os bens de consumo duráveis também foram destaque entre as quedas mensais de setembro para outubro. Por essa comparação, o setor recuou 1,9%, na décima seguida, acumulando perdas de 28,3% nesse período. Entre as influências negativas mais importantes, o IBGE destaca indústrias extrativas (-8,6%) e produtos alimentícios (-4,2%), com a primeira voltando a recuar após avançar 2,2% no mês anterior, quando interrompeu três resultados negativos consecutivos e que acumularam perda de 2,5%; e a segunda intensificando a redução de 3,2% em setembro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.