• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Produção industrial cai 0,7% em agosto, e este é o terceiro mês seguido de recuo

Produção industrial cai 0,7% em agosto, e este é o terceiro mês seguido de recuo

Umas das relações da queda produtiva é a crise global de suprimentos

Por Da Redação
Ás

Produção industrial cai 0,7% em agosto, e este é o terceiro mês seguido de recuo

Foto: Picture alliance/Getty Image

A produção industrial brasileira caiu 0,7% de julho para agosto deste ano, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta terça-feira (5). O resultado é o terceiro recuo mensal seguido, com perda de 2,3% no período. Em comparação com fevereiro de 2020, período pré-pandêmico, a produção estava 2,9% menor.  

Na comparação com agosto do ano passado, a indústria recebeu o primeiro recuo interanual, de 0,7%, registrado em onze meses. “À medida que os meses avançam, uma base de comparação vai aumentar. E, combinado a isso, há uma produção no ano de 2021 em um ritmo de menor intensidade ”, afirma o gerente da Pesquisa Industrial Mensal, André Macedo.

O recuo de agosto deste ano foi divulgado por três das quatro grandes categorias de promoção e por 15 dos 26 ramos pesquisados. Segundo Macedo, o resultado da indústria também é afetado pela demanda doméstica. 

A baixa na indústria está relacionada a um desacerto na cadeia produtiva, que conta com componentes como a crise global de suprimentos.

A queda de agosto foi puxada, principalmente, por outros produtos químicos (-6,4%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-3,1%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-9,3%). 

Outras atividades que impactaram negativamente o índice geral foram equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-4,2%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,0%), produtos de borracha e de material plástico (-1, 1%), confecção de artigos de vestuário e acessórios (-1,6%) e celulose, papel e produtos de papel (-0,8%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.