• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Produção industrial da Bahia registra 2º maior crescimento do país em setembro, diz IBGE

Produção industrial da Bahia registra 2º maior crescimento do país em setembro, diz IBGE

Alta foi de 3,7% no estado

Por Da Redação
Às

Produção industrial da Bahia registra 2º maior crescimento do país em setembro, diz IBGE

Foto: Getty Images

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a produção industrial da Bahia voltou a apresentar variação positiva e registrou o maior crescimento do país de agosto para setembro (3,7%). Dados do instituto, divulgados nesta quarta-feira (10), mostram ainda que o estado teve o 2º melhor resultado neste indicador entre os 15 locais pesquisados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) Regional, ficando abaixo apenas de Pernambuco (3,9%).

Apesar do resultado positivo, o setor de produção industrial da Bahia seguiu com produção muito aquém da verificada antes do início da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, operando em um patamar 20,3% abaixo de fevereiro de 2020. Além disso, o resultado também foi negativo em relação a setembro do ano passado, com queda de 13,3% no setor. 

Ainda de acordo com o IBGE, a Bahia segue com os piores índices do Brasil no acumulado no ano de 2021, frente ao mesmo período de 2020 (-13,4%), e nos 12 meses encerrados em setembro (-10,3%). Em ambos os indicadores, os resultados estão bem abaixo dos apresentados pela indústria nacional (7,5% e 6,4%, respectivamente). O recuo na produção industrial no estado na comparação com setembro de 2020 (-13,3%) se deu, tanto por conta da nona queda seguida na indústria de transformação (-13,6%), quanto por conta do primeiro recuo da indústria extrativa (-6,7%) após sete resultados positivos consecutivos.

Na indústria de transformação, houve retração em 7 das 11 atividades investigadas separadamente no estado, com destaques para a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-96,2%) e fabricação de outros produtos químicos (-16,1%). A fabricação de veículos apresentou sua quarta queda consecutiva e tem, de longe, o pior desempenho no acumulado em 2021, no estado (-94,3%). Já a fabricação de outros produtos químicos, teve, em setembro, sua terceira retração consecutiva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.