Produção industrial desacelra 50,1 pontos em junho, aponta CNI
Mês ainda apresenta queda em relação à última sondagem, devido à falta de matérias-primas

Foto: Agência Brasil/Reprodução
O índice de produção industrial desacelerou a 50,1 pontos em junho e apontou sinais de queda do setor, de acordo com sondagem divulgada esta semana pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). As informações são da CNN.
No mês de maio, o índice estava em 53,6 pontos, sinalizando melhora na produção em comparação com abril, que registrou pontuação de 46,5. O indicador varia de 0 a 100, com uma linha de corte de 50 pontos. Desta forma, valores acima indicam crescimento e abaixo queda.
Conforme dados da CNI, o resultado da produção foi estável, beirando os 50 pontos. No entanto, o mês apresenta queda em relação à última sondagem, devido à falta de matérias-primas e dos altos custos, que permanecem desde o início da pandemia da Covid-19.
Entre outros problemas relatados pelos empresários estão as taxas de juros elevadas. Segundo a pesquisa, os membros do setor registraram maior insatisfação com o lucro operacional e maior dificuldade em obter crédito.


