Produção industrial no país cresce 3,2% no mês de agosto, diz IBGE
Industria automotiva alavancou a quarta alta consecutiva

Foto: Reprodução
A produção industrial brasileira cresceu 3,2% em agosto, em comparação com julho, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Apesar de ser a quarta alta seguida, o setor ainda está longe de recuperar as perdas durante a pandemia do coronavírus. No acumulado do ano, a indústria registra queda de 8,6%
Nos últimos 12 meses, a perda é de 5,7% e na comparação com agosto de 2019, o desempenho do setor também ficou no terreno negativo, com retração de 2,7%. São dez quedas consecutivas nesta base de comparação. A projeção do mercado era de 4% antes de julho e nenhum crescimento sobre o mesmo período de 2019, de acordo com os cálculos da Genial Investimentos.
"Mesmo com quatro altas consecutivas, o indicador ainda não eliminou totalmente a perda de 27% acumulada entre março e abril, no início da pandemia do Covid-19, quando a produção industrial caiu ao patamar mais baixo da série", informou o IBGE. O resultado reflete a melhora disseminada em vários campos da indústria.
Em 16 dos 26 ramos pesquisados, com destaque para a produção de veículos, que cresceu 19,2% frente a julho. Nos meses iniciais da pandemia, o segmento chegou a várias fábricas e viu sua produção cair ao menor patamar desde os anos 1950. Entretanto, a indústria tem sinais de reação terceiro trimestre, apesar das incertezas sobre a dinâmica da pandemia de coronavírus e incertezas promoção e políticas.