/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Produção industrial registra avanço de 0,5% em novembro de 2023, diz IBGE

Notícias
Economia

Produção industrial registra avanço de 0,5% em novembro de 2023, diz IBGE

Ao ser comparado com o mesmo período de 2022, a alta é de 1,3%

Por Da Redação
Produção industrial registra avanço de 0,5% em novembro de 2023, diz IBGE
Foto: Agência Brasil/EBC

Em novembro, a produção industrial do Brasil registrou um avanço de 0,5% em comparação com o mês anterior, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (5), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

Embora esse desempenho represente fôlego para a indústria brasileira, superando as expectativas da pesquisa da Reuters, que previa um aumento de 0,2%, ela ainda enfrenta desafios em um contexto de desaceleração global da atividade e restrições monetárias.

O resultado positivo marca o quarto mês consecutivo de crescimento, com uma aceleração leve em relação aos ganhos modestos observados em outubro (+0,1%), setembro (+0,1%) e agosto (+0,2%).

Na comparação com novembro do ano anterior, a produção apresentou um aumento de 1,3%, superando a projeção de 0,7%.

Ao longo do ano, a indústria brasileira enfrentou dificuldades para se recuperar, encerrando 2023 com um cenário de estagnação, influenciada por desafios externos, como problemas na China e uma atividade global fraca, que não favoreceram as exportações do país.

Outros fatores que impactaram negativamente incluem as taxas de juros elevadas no país e o comprometimento da renda, afetando o consumo de bens de maior valor agregado, apesar do ciclo de redução da taxa básica de juros pelo Banco Central, que a levou ao nível de 11,75%.

O IBGE ressaltou que, em novembro, 13 dos 25 setores industriais pesquisados registraram crescimento na produção, com destaque para as indústrias extrativas (+3,4%) e produtos alimentícios (+2,8%).

Quanto às categorias econômicas, os bens intermediários apresentaram crescimento na comparação mensal, com um aumento de 1,6%. Por outro lado, a produção de bens de capital registrou uma queda de 1,7%, e a de bens de consumo teve uma redução de 0,2%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102