Produção industrial supera pré-pandemia em quase 15 estados

Desses, seis superaram o patamar e estão acima do nível registrado em fevereiro

Por Da Redação
Ás

Produção industrial supera pré-pandemia em quase 15 estados

Foto: Reprodução/ IBGE

A produção industrial brasileira cresceu entre julho e agosto deste ano, em 12 de 15 estados pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (8). 

De acordo com os resultados, seis estados superaram o patamar e estão acima do nível de produção registrado em fevereiro. São eles: Amazonas, Pará, Ceará, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco.

Segundo a pesquisa, o setor industrial cresceu 3,2% em agosto, na comparação com maio. Contudo, percentual ainda permanece 2,6% abaixo do nível visto em fevereiro, antes da paralisação da operação em razão da pandemia de Covid-19. 

Ao ser comparado com julho, o maior crescimento foi registrado no Pará, com aumento de 9,8%. Foi a terceira alta consecutiva da produção industrial no estado, que acumulou ganho de 18,2% no período.

Também tiveram avanços significativos Santa Catarina (6,0%), Ceará (5,7%), Rio Grande do Sul (5,2%), Amazonas (4,9%), São Paulo (4,8%) e Rio de Janeiro (3,3%). Por outro lado, a indústria também perdeu espaço em Pernambuco (-3,9%) Espírito Santo (-2,7%) e Minas Gerais (-0,4%). No Espírito Santo, a queda acumulada em 12 meses chegou a 19,5% – a maior entre os locais pesquisados.

Veja os resultados de cada estado

Amazonas: 4,9%
Pará: 9,8%
Região Nordeste: 3,0%
Ceará: 5,7%
Pernambuco: -3,9%
Bahia: 0,9%
Minas Gerais: -0,4%
Espírito Santo: -2,7%
Rio de Janeiro: 3,3%
São Paulo: 4,8%
Paraná: 2,9%
Santa Catarina: 6,0%
Rio Grande do Sul: 5,2%
Mato Grosso: 2,6%
Goiás: 1,2%

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.