Produção industrial varia 0,3% em outubro, diz IBGE
Essa é a primeira alteração positiva após dois meses de queda

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A produção industrial apresentou uma variação de 0,3% na passagem de setembro para outubro, como informou nesta sexta-feira (1º) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a primeira alteração positiva após dois meses de queda, período em que acumulou perda de 1,3%. Na análise do mesmo período do ano passado, a indústria registrou um avanço de 1,7%.
O mercado esperava que o setor apresentasse uma situação estável no mês, com alta de 1,6% na comparação anual. Com o resultado, o setor fica 2,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 18,4% abaixo do nível recorde alcançado pelo setor em maio de 2011.
Segundo o IBGE, apesar de a produção industrial ter mostrado uma melhora no início do ano, o setor verifica um comportamento de predominância negativa nesses últimos meses.
“Nos últimos cinco meses, em três oportunidades, observa-se queda na produção e com a característica de um número maior de atividades industriais no campo negativo, permanecendo longe de recuperar as perdas de um passado recente”, analisa o gerente da pesquisa, André Macedo.


