Produtividade da agropecuária cresce em cerca de 3% ao ano no Brasil
Taxa é superior aos de produção agropecuária de países, como Argentina, Austrália e China

Foto: Antonio Araújo/Mapa
O estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aponta que a produtividade da agropecuária cresceu em 3,36% ao ano no Brasil, apontando uma taxa maior do que a de países como: Argentina, Austrália e China.
A pesquisa foi feita tomando em base a produção dos últimos 43 anos, de 1975 até 2018, registrando um incremento de 3,81% e 0,44% de insumos, no período analisado.
Os ganhos de produtividade vieram, principalmente, dos investimentos em pesquisa, da adoção de novos sistemas de produção, das melhorias em infraestrutura, incluindo estradas e escoamento da produção para o exterior por portos do Norte do país e aumento da capacidade portuária de em cidades do Sul e Sudeste.
A produtividade nos anos recentes, principalmente, no período 2000-2009, teve um desempenho considerado favorável, de 3,8% ao ano e o produto, 5,18% por ano.
Apesar do aumento no início do século, nos últimos cinco anos houve uma queda na produção devido aos fatores climáticos, como os de seca que afetaram principalmente a produção de grãos.
O estudo foi atualizado e incorpora informações preliminares do Censo Agropecuário 2017.