Produtividade na indústria bate recorde no 3º trimestre, diz CNI

Apesar do resultado, 2020 deve terminar com crescimento abaixo do esperado

[Produtividade na indústria bate recorde no 3º trimestre, diz CNI ]

FOTO: Reprodução/G1

A produtividade do trabalho na indústria se recuperou dos efeitos da pandemia da Covid-19 na economia e cresceu 8% no terceiro trimestre de 2020, após duas quedas consecutivas que acumularam perdas de 6,7%. A pesquisa ainda aponta que o resultado deste trimestre é o maior patamar da série histórica, iniciada em 2000, sendo ligeiramente superior ao registrado no quarto trimestre, pico anterior da série. 

Os dados constam do estudo Produtividade na Indústria, divulgado nesta terça-feira (1º) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria. A produtividade é o volume produzido pela indústria da transformação dividido pela quantidade de horas trabalhadas. Porém, apesar do resultado, a expectativa da CNI é de que a produtividade do trabalho na indústria encerre 2020 com crescimento abaixo do esperado. 

Segundo a pesquisa, mesmo que o ritmo de alta seja mantido no último trimestre, o indicador fechará o ano com aumento abaixo do patamar de 1%. Entre 2017 e 2019, o indicador acumulou alta de apenas 1,5%. Ou seja, pelo terceiro ano consecutivo o crescimento da produtividade deve ficar abaixo.

Para Samantha Cunha, economista da CNI, os resultados deste ano refletem a situação do Brasil em 2020, marcada pela queda acentuada no início do ano por conta da pandemia, e da recuperação aos poucos dos setores da economia. 

“O crescimento acelerado da produtividade no terceiro trimestre e a queda acentuada no primeiro semestre do ano são movimentos conjunturais. Eles refletem mudanças na intensidade do esforço do trabalhador e no ritmo de produção que é estabelecido pelas empresas e não mudanças de mais longo prazo, como uma maior qualificação do trabalhador”, explica. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!