Programa Celular Seguro bloqueia mais de 4 mil aparelhos em uma semana
Serviço foi lançado para facilitar o bloqueio de celulares roubados

Foto: Foto: Divulgação/ MJSP
Uma semana após ser lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o programa Celular Seguro já bloqueou 4.349 aparelhos roubados, furtados ou perdidos. O programa foi lançado para facilitar o bloqueio de celulares roubados e, assim, inibir esse tipo de crime, que tem crescido no Brasil.
No ranking por estado, São Paulo lidera o número de alertas de bloqueio, com 1.125 ocorrências até o final da manhã desta quarta-feira (27). Em seguida estão o Rio de Janeiro (494); Pernambuco (324); Bahia (308) e Minas Gerais (287).
De acordo com os dados divulgados, a iniciativa teve, até o momento, 579.883 celulares inscritos; 797.353 Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs);e 528.836 registros de pessoas de confiança.
Funcionamento do programa
Celular Seguro promete facilitar o bloqueio de celulares roubados, o que pode inibir esse tipo de crime no Brasil, segundo o MJSP. O serviço, que conta com aplicativo e site, viabiliza junto à operadora telefônica o travamento da linha e impede o acesso a serviços bancários inseridos no aparelho.
O governo também quer ampliar a parceria com outras operadoras para expandir ao bloqueio de chips e não apenas do celular. Além disso, a expansão do serviço prevê o impedimento de que o usuário receba mensagem de recuperação de senha nos aparelhos bloqueados, o que deve ser implementado até 9 de fevereiro de 2024.
Para participar, o usuário deve ter um perfil ou fazer cadastro na plataforma gov.br. Lá, é possível notificar casos de perda ou roubo e ainda registrar “pessoas de confiança”. É preciso lembrar que o bloqueio não ocorre imediatamente. Algumas operadoras dão prazo de até um dia útil, e bancos, até 30 minutos.