Programa 'Celular Seguro' bloqueia quase 4 mil aparelhos em uma semana

Iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública apresenta resultados expressivos contra roubos e furtos de celulares

Por Da Redação
Ás

Programa 'Celular Seguro' bloqueia quase 4 mil aparelhos em uma semana

Foto: Divulgação/MJSP

Em apenas uma semana desde o seu lançamento, o programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, já obteve um impacto significativo no combate a roubos, furtos e extravios de celulares. O programa resultou no bloqueio de 3.896 aparelhos, evidenciando sua eficácia no enfrentamento a crimes digitais. 

Segundo informações do ministério à Agência Brasil, até a tarde de terça-feira (26), a ferramenta recebeu 1.658 alertas de usuários vítimas de roubos, 1.154 alertas por furtos, 801 por perdas e 283 por motivos diversos. Somente no último dia 20, foram aplicadas 1.113 medidas restritivas.

O estado de São Paulo lidera em alertas de bloqueio, totalizando 1.011, seguido pelo Rio de Janeiro (453), Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259).

Lançado no dia 19, o programa Celular Seguro visa combater roubos e furtos de aparelhos celulares e aplicativos digitais em todo o país. Através do site e do aplicativo, as vítimas podem comunicar o crime e solicitar o bloqueio imediato dos dispositivos, além de aplicativos bancários e novos acessos aos aparelhos.

O ministério destacou que 700.697 pessoas acessaram o aplicativo por meio da plataforma gov.br, sendo que 513.098 registraram os números das linhas de telefone para bloqueio remoto. O cadastro no Celular Seguro permite que o usuário indique pessoas de confiança autorizadas a efetuar bloqueios em seu nome. Até o momento, mais de 467,8 mil pessoas de confiança foram cadastradas.

É importante ressaltar que não há limite para o cadastro de números, mas é necessário vinculá-los ao CPF para efetivar o bloqueio. Não sendo possível o bloqueio temporário, os usuários que recuperarem seus aparelhos deverão contatar a operadora de telefonia e outros parceiros do Projeto Celular Seguro para reativar seus acessos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário