Programa do MEC entrega laboratórios de tecnologia à professores da rede estadual
O investimento total no projeto é de R$17 milhões

Foto: Luis Fortes/MEC
O Ministério da Educação e Cultura inaugurou, nesta sexta-feira (15), o Programa LABCRIE (Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica), que visa instalar em cada estado laboratórios com equipamentos tecnológicos para uso de professores e gestores de escolas públicas. De acordo com a pasta, o investimento no projeto é de R$17 milhões.
De acordo com o MEC, cada estado deve receber um local contendo notebooks, projetores, impressoras, kits de eletrônica e robótica, entre outros equipamentos e insumos. O projeto visa estimular a formação continuada de profissionais da educação.
“O LABCRIE é um espaço exclusivo para formação de professores. Não é uma sala simples, é um espaço que vai de 70 metros [quadrados], até mais. E nesse espaço haverá equipamentos, computadores, até mesmo robôs para que o professor possa motivar e incentivar sua criatividade para poder transmitir ao aluno, valores e conhecimento que eventualmente com essas ferramentas serão muito mais fáceis de serem transmitidos", afirmou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, na inauguração.
A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) fica responsável pela montagem dos laboratórios nos estados que optarem por aderir ao programa.
“O projeto do LABCRIE só se tornará realidade se houver a adesão dos governadores dos estados e do Distrito Federal. Meu apelo aos senhores governadores que possam nos apoiar nessa iniciativa que o MEC realiza porque precisamos preparar os nossos profissionais para esse novo mundo da pós-pandemia, na qual a tecnologia se tornou fundamental para o aprendizado de nossos estudantes”, concluiu Milton.