Projeto disponibiliza curso gratuito sobre sistemas de energia solar

Aulas acontecem até abril, na sede do Simm, em Salvador

[Projeto disponibiliza curso gratuito sobre sistemas de energia solar]

FOTO: Getty Images

Visando dar oportunidades promissoras de inserção no mercado de trabalho, a Associação de Energia Solar Fotovoltaica da Bahia (ABahiaSolar), em parceria com a prefeitura da capital baiana, disponibiliza o curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos. As aulas, que acontecem até abril deste ano, são realizadas na sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no Comércio, às segundas, quartas e sextas-feiras. 

A primeira aula do curso aconteceu na última segunda-feira (24). Presente na ocasião, Alexandro Pena, de 27 anos, ficou bastante empolgado com o início das atividades. “É um curso gratuito e que nos dará a oportunidade de ser inserido no mercado de trabalho da área de energias renováveis. Estou cheio de expectativas e com vontade de aprender”, disse o jovem.

Já o técnico em eletrônica Vagner Pimentel Oliveira, de 41 anos, disse enxergar a capacitação como uma nova oportunidade para sua vida, principalmente porque a área de energia sustentável está “crescendo e oportunizando”.

O curso é ministrado pela empresa especializada em treinamento e manutenção do setor elétrico, a Trecon, e possui carga horária de 120h, divididos em quatro módulos, com 50% de conteúdo teórico e 50% prático. A iniciativa faz parte do programa Treinar para Empregar, desenvolvido pela Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

Módulos

O primeiro módulo do curso de capacitação aborda o sistema fotovoltaico e o segundo será sobre a NR35, norma que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em alturas, envolvendo o planejamento, a organização e a execução. No terceiro módulo, o estudante aprenderá sobre a NR10, que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade e, no último módulo, o aprendizado será sobre a montagem do sistema fotovoltaico. 

Foto: Otávio Santos/Secom


Comentários