• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Projeto, em trâmite na Câmara, visa aumentar recursos para pesquisas no Nordeste, Norte e Centro-Oeste

Projeto, em trâmite na Câmara, visa aumentar recursos para pesquisas no Nordeste, Norte e Centro-Oeste

Medida tem o objetivo de financiar a inovação e o desenvolvimento científico para o desenvolvimento econômico e social das regiões

Por Juliana Dias
Às

Projeto, em trâmite na Câmara, visa aumentar recursos para pesquisas no Nordeste, Norte e Centro-Oeste

Foto: Divulgação

Está em tramitação na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (PL 2020/2019) que pretende ampliar os recursos para instituições de pesquisa das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. De acordo com o texto, pelo menos metade dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) teria que ir para estas regiões, que contam atualmente com 30%. O orçamento do Fundo para 2019 é de R$ 4,2 bilhões.

De acordo com o autor da proposta, o deputado Léo Moraes (Pode-RO), a ampliação é necessária para melhorar os indicadores sociais das três regiões, que concentram 74% dos estados brasileiros. Para ele, é uma forma de reduzir desigualdades e " reparar uma enorme discriminação com as regiões menos favorecidas do nosso país".

"Tal medida tem o objetivo de financiar a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico com vistas a promover o desenvolvimento econômico e social das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, diminuindo assim, as diferenças sociais entre as regiões do país", justificou o deputado.

O FNDCT é administrado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.