Projeto pretende retirar 1 bi de toneladas de CO2 do ar até 2025
Mais de 190 países assinaram o Acordo de Paris em busca de evitar aquecimentos catastróficos

Foto: Reprodução/G1
Projetos que estão em desenvolvimento irão remover uma fração da quantidade de dióxido de carbono (CO2) do ar que precisa ser retirada até 2025 para que a meta do acordo global climático de Paris seja concluída e evitar aquecimentos catastróficos, mostrou um estudo.
O Acordo de Paris foi assinado por mais de 190 países. Ele foi elaborado para imitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius, mas mesmo com as promessas de grandes reduções de emissões, cientistas acreditam que tecnologias de remoção precisarão ser impostas para chegar ao objetivo.
"Sem ações para entregar uma gigatonelada (Gt) de emissões globais negativas até 2025, manter o aquecimento global dentro da meta do Acordo de Paris de 1,5°C não será possível", disse o relatório da Coalizão para Emissões Negativas (CNE, na sigla em inglês) e da consultoria McKinsey.
De acordo com o documento, os países irão precisar remover 1 bilhão de toneladas de CO2 da atmosfera até 2025, e mais 1 bilhão de toneladas anualmente após isso. Os projetos em desenvolvimento podem remover apenas cerca de 150 milhões de toneladas de CO2 até 2025, o que é muito abaixo do necessário.