Projeto que prevê que presos paguem sua manutenção durante a pena é aprovado em Comissão do Senado

O relatório favorável da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) destaca que esta previsão já existe na Lei de Execuções Penais e que não pode ser considerada uma segunda pena pelo mesmo crime

[Projeto que prevê que presos paguem sua manutenção durante a pena é aprovado em Comissão do Senado]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal o parecer sobre o Projeto de Lei (nº 580/2015) que prevê que presos devam ressarcir ao Estado as despesas com a sua manutenção.  

Depois do colegiado, o texto segue diretamente para análise do Plenário da Casa. O relatório favorável da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) destaca que esta previsão já existe na Lei de Execuções Penais e que não pode ser considerada uma segunda pena pelo mesmo crime.

No parecer, a senadora explica que o projeto cria uma regra geral que obriga o preso a promover o ressarcimento ao Estado, independentemente da condição financeira, e também cria uma regra específica para aquele que não possuir recursos próprios para cumprir a obrigação. Neste caso, o preso deverá valer-se do trabalho.

"É de bom alvitre reforçar que de forma alguma estamos defendendo que o preso seja submetido nem a trabalhos forçados (hipótese desumana, além de inconstitucional), nem a trabalho obrigatório. A sugestão do PLS traz a obrigatoriedade para o ressarcimento, e o trabalho é somente uma forma encontrada para que o preso consiga arcar com esta despesa", registrou. 

O documento exime da obrigação do trabalho, presos em que o Estado não dê condições de trabalho durante a pena e prevê o perdão da dívida depois de cinco anos do cumprimento da pena, para os que provarem não ter condições de quitá-la.

Também está previsto no texto que presos provisórios serão ressarcidos dos valores depositados, caso sejam absolvidos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!