Projeto 'Tempo Cultural' abre inscrições gratuitas para oficinas voltadas a jovens e adultos do Subúrbio

Interessados podem realizar inscrição até a próxima segunda-feira (8)

[Projeto 'Tempo Cultural' abre inscrições gratuitas para oficinas voltadas a jovens e adultos do Subúrbio]

FOTO: Divulgação

A cultura de um povo é formada pelo intercâmbio entre indivíduos, grupos, sociedade e comunidade. Para formar este rizoma cultural é preciso tempo para fruir, formar/educar e agir. É a partir desta relação corpo-espaço que nasce o projeto “Tempo Cultural - Vivências em Arte e Cultura”, a ser executado em três etapas totalmente gratuitas, até maio de 2024.

A primeira delas é a realização de seis oficinas técnicas e criativas em Arte e Cultura, durante os meses de abril e maio - gastronomia (técnicas básicas e confeitaria), Música, Fotografia, Audiovisual, Teatro e Artes Visuais -, a serem executadas em escolas estaduais, associações e instituições do Subúrbio de Salvador, voltadas prioritariamente a jovens e adultos moradores da região. Os participantes receberão certificados. 

As inscrições estarão abertas de 05 a 08 de abril, através de formulário virtual disponível no perfil do Instagram do projeto (@tempocultural) e/ou nos espaços de realização de cada oficina - gastronomia: Lar Pérolas de Cristo (Tubarão), na Escola Estadual Barros Barreto (Paripe) e na Associação Beneficente e Recreativa do Bairro da Felicidade (Paripe); fotografia e artes visuais: Escola Estadual João Caribe (São Tomé de Paripe); oficinas de audiovisual e teatro: na Escola Estadual Barros Barreto (Paripe); e música: Lar Pérolas de Cristo. 

Cada oficina será destinada a 20 jovens e adultos do subúrbio, com exceção da oficina de gastronomia que contará com 06 turmas. Alcançando cerca de 120 pessoas. Estas ações artístico-culturais têm carga horária de 20 horas cada. Os oficineiros, em sua maioria, são profissionais residentes de bairros do Subúrbio Ferroviário e/ou artistas que já tenham relação socioeducativa com a comunidade. 

A assistente de produção Naila Jesus comenta que, desta forma, o projeto contribui para a descentralização cultural, levando atividades artísticas e culturais diretamente da própria comunidade local. “Isso estimula a geração de renda local e contribui para o fortalecimento socioeconômico da região. Além de valorizar e dar voz aos talentos artísticos presentes no subúrbio, muitas vezes marginalizados em outras esferas sociais”, destaca.

Após as oficinas, na segunda etapa, em maio, haverá a etapa de Vivências , na qual os participantes irão visitar espaços e instituições com larga experiência na área específica de cada oficina, compreendendo seus modos de fazer e saber, suas práticas técnicas, artísticas e produtivas, propiciando uma percepção ampliada das etapas que compõem cada área ou linguagem. As empresas e parceiros desta etapa ainda serão definidos.

A terceira etapa é a Mostra Artístico-Cultural, que irá ocorrer dias 25 e 26 de maio, das 15h às 20h, na Escola Estadual Barros Barreto, em Paripe/Subúrbio Ferroviário, com a apresentação dos resultados de todas as oficinas e de artistas convidados, e será aberta ao público, com acessibilidade por meio de tradução simultânea em Libras. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!