Projetos de lei podem aumentar conta de luz em até 13% com novos subsídios ao setor
Propostas podem gerar um custo extra de ao menos R$ 28,9 bilhões por ano nas tarifas

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Dois projetos de lei (PLs) em tramitação no Congresso Nacional podem onerar ainda mais a conta de luz dos brasileiros, caso sejam aprovados. Essas propostas, que envolvem o estímulo a eólicas offshore e microgeração distribuída para a população de baixa renda, podem gerar um custo extra de ao menos R$ 28,9 bilhões por ano nas tarifas.
Segundo o jornal O Globo, especialistas alertam que os riscos vão além do aumento de custos. Há preocupações de que os investimentos necessários em segurança e adaptação do sistema interligado não acompanhem o crescimento da oferta de energia renovável.
De acordo com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), o impacto do PL das eólicas offshore nas tarifas de energia elétrica será de 11%. Já o PL 624, que trata da microgeração distribuída, provocará um aumento de 2,01% na conta de luz. Ricardo Brandão, diretor de Regulação da Abradee, destaca que ambos os projetos levarão a uma alta estrutural nas tarifas, cujo impacto perdurará até 2050.
Esses novos projetos chegam em um momento já marcado por tarifas elevadas. Na semana passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira amarela estará em vigor este mês, devido à previsão de chuvas 50% abaixo da média registrada nos últimos anos e à expectativa de aumento no consumo de energia.