Projetos marítimos podem gerar desenvolvimento do PIB, defende vice-prefeita de Salvador
Para Ana Paula Matos, projetos devem atrair velejadores e pesquisadores estrangeiros

Foto: Reprodução
A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, afirmou nesta terça-feira (24) que ações marítimas podem ampliar o Produto Interno Bruto (PIB) da capital soteropolitana. Ela representou o prefeito Bruno Reis, nesta terça-feira (24), na 2ª Jornada do Patrimônio Cultural – Salvador, cujo tema foi 'A Cidade e o Mar: Patrimônio da Memória'.
"Vamos atrair pessoas e velejadores da Europa que vão gastar 9 ou 10 mil euros, sim. Vamos atrair pesquisadores e vamos investir no turismo sub Aquático, mas sobretudo, a gente vai conhecendo essas potencialidades e assim conseguiremos trazer para Salvador um desenvolvimento do nosso PIB, mas da condição de vida de cada baiano", disse.
A programação também contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Fábio Mota e Fernando Guerreiro, Presidente da FGM. A iniciativa mostrou diversas ações e projetos prioritários na área náutica para o município de salvador, no período 2021/2024.
Entre atuações pretendidas estão: apoio institucional à legalização das marinas existentes, ao todo são 14 marinas na Baía de Todos-os Santos; criação um projeto de núcleo náutico sem impostos; incentivo e criação do bairro do comercio, com um pool de atividades náuticas; reforma do Pier do forte santa marina; requalificação da Boa viagem; criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) náutico e programa de saneamento e recuperação ambiental do mar de Salvador, como criar mecanismo de combate e e extinção da pesca predatória, e implementação de projetos náuticos sociais, com criação de escola de vela, remo e canoagem, para formação de jovens carentes.
Para Ana Paula, a criação desses projetos vai permitir uma valorização da cidade. "É um reconhecimento dessa potencialidade e acredito que agora vamos fazer de Salvador um lugar melhor para morar, num lugar com mais oportunidade de emprego, com desenvolvimento econômico e social, respeitando a nossa história nossa cultura compreendendo que a gente tem uma riqueza, que tem que ser cantada em homenageada mundialmente", completa.
O evento desta terça (24), foi dividida em quatro mesas temáticas: Salvador e Baía de Todos os Santos; História, Arquitetura e Turismo em cidades litorâneas; Reabilitação de zonas portuárias - “O Porto Vive”; e Água como elemento sagrado - “O sagrado nas águas da maré”.
Já nesta quarta-feira (25), o tema será sobre a reabilitação de zonas portuárias.
Em virtude do protocolo de segurança sanitária, o evento é on-line, transmitido ao vivo e de forma gratuita pelo canal da Fundação Gregório de Mattos, no YouTube.


