/

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Protocolo da Conmebol fará com que final da Copa Libertadores reúna 5 mil pessoas no Maracanã

Notícias
Esportes

Protocolo da Conmebol fará com que final da Copa Libertadores reúna 5 mil pessoas no Maracanã

Infectologista faz criticas a iniciativa envolvendo jogo entre Santos e Palmeiras

Por Da Redação
Protocolo da Conmebol fará com que final da Copa Libertadores reúna 5 mil pessoas no Maracanã
Foto: Paulino Menezes/ Portal da Copa/ME

A final da Copa Libertadores da América no próximo sábado (30) vai contar com uma logística especial para que Santos e Palmeiras decidirem o título com segurança em relação a Covid-19. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) elaborou um novo protocolo para a decisão e vai permitir que até 5 mil estejam presentes no estádio do Maracanã, número bem acima das 350 pessoas permitidas nas fases anteriores. Todos que estiverem por lá vão ter de apresentar na entrada uma carta de comprovação de teste negativo para o coronavírus e passar por medição de temperatura.

Segundo a Conmebol, a quantidade de no máximo 5 mil presentes inclui jogadores, jornalistas, comissões técnicas, funcionários da entidade, empregados do estádio, dirigentes dos clubes, autoridades, representantes de patrocinadores, convidados e familiares dos atletas. A organização da final promete respeitar as regras de distanciamento e reservar espaços de até 2 metros entre uma pessoa e outra dentro do estádio. Apesar de tantos cuidados, os preparativos para a final da Libertadores não devem ser suficientes para zerar o risco de contágio da doença durante o evento.

De acordo com o consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Jaime Rocha, há um grande perigo em reunir 5 mil pessoas no estádio no próximo sábado em um momento em que o número de casos sobe muito no país. O infectologista alerta que os testes negativos para coronavírus feitos até quatro dias antes da final não são prova de segurança, até porque os convidados podem se infectar dias depois e poderem transmitir a doença durante a decisão. Para o médico, mesmo pela grandeza do estádio e os cuidados prometidos, haverá um risco de transmissão pelo convívio em alguns locais.

"Apesar do estádio do Maracanã ser um espaço grande, as pessoas devem ser colocadas em um mesmo setor. Ter espaço grande não é certeza de que não vai ter aglomeração. A gente não tem permitido eventos de massa e agora temos essa final como uma exceção perigosa. Se depois acontecer o aumento de casos de covid-19, será difícil avaliar se tem ou não relação com o jogo", afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102