Prova de vida digital já está disponível para servidores que atuaram no Poder Executivo federal
Apresentação do reconhecimento facial pode ser feita pelo celular em questão de minutos

Foto: Reprodução/Jornal Contábil
Os servidores federais aposentados que cadastraram a biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Detran, agora tem uma alternativa a realização da prova de vida presencial nesse contexto de pandemia. Para essas pessoas, a prova de vida digital já está disponível e pode ser acessada por meio do aplicativo SouGov.br, canal de atendimento do governo federal, pelo celular (Android e iOS).
Segundo o governo, o serviço está disponível para os cerca de 700 mil aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis e respectivos pensionistas que são do Poder Executivo Federal e beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social. O aplicativo é exclusivo para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados e substitui a plataforma Sigepe Mobile.
A comprovação é feita em questão de minutos, por meio da validação facial: fotos de diferentes ângulos do beneficiário serão exigidas pela ferramenta, que fará uma leitura para verificar se os dados cadastrados são os mesmos da pessoa que se apresenta. A utilização do serviço virtual, porém, não é obrigatória.
Para quem ainda não tem biometria, o processo de cadastro das digitais pode ser feito no aplicativo, que permite o acompanhamento da situação da prova de vida (mesmo presencial) e emite notificações para lembrar do prazo de cada procedimento.


