PSDB vai contratar novo aplicativo para concluir as prévias presidenciais
Ferramenta usada no último domingo (21) apresentou falhas

Foto: Divulgação
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) informou, nesta terça-feira (23), que contratou um novo aplicativo em busca de um “plano B” para concluir a votação das prévias do partido. No último domingo (21), a antiga ferramenta usada pela sigla apresentou falhas e instabilidade, o que levou à suspensão da votação. Tucanos estimam que apenas 8%, dos quase 44.000 votantes, conseguiram confirmar o voto.
Hoje, sócios da empresa RelataSoft se reuniram com representantes das três campanhas e fecharam um contrato que abrange desde a fase de testes até a conclusão da votação. O novo aplicativo deve ser testado ainda hoje, mas isso não significa que a ferramenta usada no domingo será necessariamente substituída. Ela pode ser consertada e usada para dar continuidade às prévias.
A definição se essa empresa será utilizada nas prévias depende ainda de outras fases, como o resultado dos testes no aplicativo e o aval das três chapas à mudança de ferramenta. O resultado da fase de testes deve ser divulgado na quarta-feira (24).
Votação
Até o momento, 44,7 mil pessoas se cadastraram para votar nas prévias do PSDB. O partido previa que 700 mandatários (governadores, deputados, senadores e outros) votassem presencialmente, em urnas instaladas em um centro de convenções em Brasília, e que os demais votos fossem dados por meio do aplicativo.
As prévias vão definir quem será o candidato do PSDB na eleição para presidente da República em 2022. Os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e João Doria, de São Paulo, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio disputam o apoio tucano.