• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • PT classifica comentário de Trump sobre operações da CIA na Venezuela como "Deplorável"

PT classifica comentário de Trump sobre operações da CIA na Venezuela como "Deplorável"

De acordo com o partido, falas do líder norte-americano afrontam a soberania de Caracas e violam o direito internacional

Por Da Redação
Às

PT classifica comentário de Trump sobre operações da CIA na Venezuela como "Deplorável"

Foto: Arquivo Agência Brasil I Reprodução

O Partido dos Trabalhadores (PT) condenou, em nota divulgada nesta quinta-feira (16), a declaração em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirma ter autorizado operações secretas da CIA (Agência Central de Inteligência) na Venezuela.

De acordo com o partido, as falas do líder norte-americano afrontam a soberania de Caracas e violam o direito internacional. "É uma iniciativa inaceitável e deplorável", afirmou o trecho do documento.

O posicionamento do PT também faz referência ao envio de navios de guerra dos EUA para a costa da Venezuela nos últimos meses.

"Soma-se a isso o cerco militar sendo praticado contra o povo venezuelano, com execuções sumárias de vidas humanas por forças militares norte-americanas. Trata-se de uma prática inadmissível, sem base legal e sem qualquer processo investigativo", afirmou a legenda.

Ainda segundo a sigla, a CIA possui um "longo histórico de patrocínio e articulação de ações ilegais e desestabilizadoras em países da América do Sul voltadas a mudanças de regimes considerados hostis por Washington".

Nas últimas semanas, os EUA têm promovido vários ataques a embarcações que supostamente estariam transportando drogas da Venezuela para território norte-americano. Ontem, Trump indicou que a campanha militar poderia continuar "por terra".

"Em pleno século XXI, não podemos aceitar a repetição de práticas de um período opressor e sombrio. Não podemos aceitar a mais um ataque à soberania na América Latina", reforça a nota.

Confira a íntegra da nota do PT:

"As declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em que autoriza operações secretas da CIA no território da Venezuela, são uma afronta à soberania do país sul-americano e uma violação do Direito Internacional. É uma iniciativa inaceitável e deplorável.

Soma- se a isso o cerco militar que vem sendo praticado contra o povo venezuelano, com execuções sumárias de vidas humanas por forças militares norte-americanas. Trata-se de uma prática inadmissível, sem base legal e sem qualquer processo investigativo.

A Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA tem um longo histórico de patrocínio e articulação de ações ilegais e desestabilizadoras em países da América do Sul voltadas a mudanças de regimes considerados hostis por Washington. Essas ações antidemocráticas deixaram marcas de ingerências, ilegalidades, golpes, repressão e ditaduras sangrentas no subcontinente. Em pleno século XXI, não podemos aceitar a repetição de práticas de um período opressor e sombrio. Não podemos aceitar a mais um ataque à soberania na América Latina.

O Partido dos Trabalhadores condena com veemência mais um ataque dos EUA à soberania da Venezuela. Somos defensores do Direito Internacional e dos princípios da não ingerência e da autodeterminação dos povos em qualquer parte do mundo."*

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário