Publicação usa vídeo antigo para enganar sobre adesão a ato pró-Bolsonaro no 2 de Julho
Investigação mostra que são enganosas imagens que circulam nas redes sociais

Foto: Farol da Bahia
Conforme a coluna notas do Carvalho noticiou em primeira mão, a adesão a vinda do presidente Jair Bolsonaro a Bahia realmente surpreendeu e arrastou multidão tanto em Feira de Santana quanto em Salvador na celebração da Independência do Brasil na Bahia, no 2 de julho, em Salvador.
E não condiz com os enganosos vídeos publicados por Thiago dos Reis, um apoiador do Partido dos Trabalhadores (PT) comparando as manifestações em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a Jair Bolsonaro (PL), na capital baiana.
Com a legenda "Motociata do Bolsonaro vazia", os conteúdos usam a imagem de uma pequena aglomeração no Farol da Barra. No entanto, o evento com Bolsonaro na Independência da Bahia reuniu grande público. Vídeo com o mandatário discursando e transmissões ao vivo no perfil oficial de Bolsonaro no Facebook deixam claro que a região ficou cheia de gente.
Uma investigação feita pelo projeto Comprova também aponta que é falso o conteúdo do vídeo publicado pelo apoiador do PT. A conclusão da análise, publicada por grandes veículos nacionais de mídia como Correio Braziliense e Folha de S.Paulo, diz:
"No conteúdo enganoso, é possível ver pelo menos três placas que não aparecem nas imagens verdadeiras do ato de 2 de julho de 2022, mas que estão presentes em outras fotos registradas em 2021. Além disso, o vídeo original foi compartilhado em 7 de setembro daquele ano em um perfil do Kwai, o mesmo cuja identificação aparece no material aqui verificado".
Além disso, o Comprova acrescentou considerar enganoso "todo conteúdo retirado do contexto original". As publicações no Facebook tiveram 2,7 mil curtidas, 168 comentários e 26,3 mil compartilhamentos até a última segunda-feira (4). No Kwai, o vídeo alcançou mais de 376 mil visualizações.
Imagens são diferentes
Embora tenha sido postado no Twitter e no Facebook no dia 2 de julho de 2022, o vídeo verificado não foi feito neste dia, como é possível perceber a partir da comparação entre frames do vídeo e outras imagens publicadas na imprensa e no perfil do próprio Bolsonaro no Facebook. No vídeo falsamente atribuído ao ato de 2 de julho de 2022, todo o gramado e o largo em frente ao Farol da Barra estão tomados por apoiadores do presidente.
No entanto, não foi isso que aconteceu no último final de semana, uma vez que havia uma área de isolamento entre o Farol e o Edifício Oceania, que fica defronte ao monumento e de onde partiu a motociata com a presença de Bolsonaro. Postado no Twitter e no Facebook, o vídeo viral registra a ID de um usuário do aplicativo Kwai. Lá, ele foi originalmente publicado em 7 de setembro de 2021, junto com vídeos de outros atos pró-Bolsonaro ocorridos no mesmo dia e espalhados pelo Brasil.
Foto: Projeto Comprova