'Punhalada nas costas', diz Putin sobre rebelião dentro do exército russo

Mercenário rebelde afirma ter assumido o controle de uma cidade do sul da país

[ 'Punhalada nas costas', diz Putin sobre rebelião dentro do exército russo]

FOTO: Reprodução

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, prometeu, neste sábado (24), que vai acabar com o que chamou de motim armado. Declaração foi feita depois que o chefe mercenário rebelde Yevgeny Prigozhin afirmou ter assumido o controle de uma cidade do sul do país em uma tentativa de destituir a liderança militar.

Em discurso para emissoras do país, Putin disse que “ambições excessivas e interesses escusos levaram à traição” e chamou o motim de uma “punhalada nas costas”.

“É um golpe para a Rússia, para nosso povo. E nossas ações para defender a pátria contra essa ameaça serão duras”, disse o presidente. “Todos aqueles que deliberadamente trilharam o caminho da traição, que prepararam uma insurreição armada e que seguiram o caminho de chantagem e métodos terroristas sofrerão a punição inevitável, responderão tanto à lei quanto ao nosso povo”, acrescentou Putin.

Na cidade de Rostov-on-Don, no sul do país, o grupo paramilitar alega controlar instalações militares, incluindo um campo de aviação. O presidente russo admitiu que a situação é “difícil” no local. 

“Serão tomadas medidas decisivas para estabilizar a situação em Rostov, que é difícil”, comentou Putin em uma mensagem à nação.

O mandatário disse ainda que o funcionamento de “órgãos da administração civil e militar está de fato bloqueado” na cidade, onde fica o quartel-general militar da ofensiva contra a Ucrânia.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!