Quadro de funcionários do INSS terá reforço de 319 funcionários da Infraero
A transferência provisória visa agilizar a resolução da alta demanda do INSS que se encontra em atraso

Foto: Ilustração
Uma medida baseada na portaria 193 - de julho de 2018 - que autoriza a transferência de servidores públicos federais de um órgão para outro, em caso de necessidade, está sendo utilizada nesta quarta-feira (9), através do Ministério da Economia para o reforço de 319 empregados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), destinados ao Instituto nacional do Seguro Social (INSS).
De acordo com a reportagem do grupo G1, o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, revelou que a transferência de funcionários se deu por causa do grande número de demandas mais urgentes do INSS. “Além de ajudar a atender às necessidades de pessoal do INSS, essa movimentação promove uma maior eficiência nos gastos públicos”, disse.
Conforme a reportagem, a Infraero está com o corpo de funcionários subutilizado, e o INSS encontrasse com necessidade de regularizar o prazo de resposta que está em atraso, no tempo médio de resposta superior a 45 dias, quando cerca de 1 milhão de pedidos de benefício são recebidos mensalmente pelo órgão.
Em agosto, o Instituto já havia recebido o reforço de 62 empregados públicos da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública ligada ao Ministério da Infraestrutura.
E conforme dados do governo, em julho de 2019, o INSS tinha em seus quadros 19,6 mil cargos de técnicos (17,4 mil) e analistas (2,2 mil) vagos e 4.721 servidores (4,6 mil técnicos e 96 analistas) com direito à aposentadoria.
Lenhart pretende, através da alternativa de aproveitar a transferência de funcionários dos órgãos federais evitar gastos com novas contratações através de novos concursos públicos.