Quais países ainda praticam a pena de morte?

Em outubro de 1981, a França juntou-se aos cerca de trinta países que aboliram a pena de morte

Por Da Redação
Ás

Quais países ainda praticam a pena de morte?

Foto: Reprodução

Há quarenta anos, em 9 de outubro de 1981, a lei de Robert Badinter, aboliu a pena de morte na França. Hoje, 109 países aboliram a pena de morte, quatro vezes mais do que em 1981, e um número ainda maior desistiu de praticá-la.

Por outro lado, 54 países ainda praticam a pena de morte. Em 2020, a Amnistia Internacional registou 483 execuções em 18 países. Irã, Egito, Iraque e Arábia Saudita no ano passado concentraram quase 88% das execuções no mundo.

A China é o país que mais usa essa frase, ainda que as estatísticas de condenações e execuções continuem sob sigilo de defesa. A Amnistia Internacional estima o número em vários milhares por ano.

Os últimos três países que aboliram a pena de morte são os estados africanos: Malawi e Serra Leoa em 2021, Chade em 2020. Na verdade, Malawi não executava execuções desde 1992 e Serra Leoa desde 1998. No Chade, a última execução data de antes a 2015.

Afeganistão, Bahamas, Coreia do Norte, Cuba, Guiana, Índia, Indonésia, Japão, são exemplos de países que ainda praticam a pena de morte.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.