Quase sete milhões de crianças da Ucrânia correm risco durante o inverno, alerta Unicef
Momento é registrado por causa dos ataques contra infraestruturas energéticas no país nas últimas semanas

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Fundo das Nações Unidas para as Crianças (Unicef) emitiu um alerta, nessa quarta-feira (14), sobre a situação de "risco acrescido" de quase sete milhões de crianças por causa dos ataques contra infraestruturas energéticas na Ucrânia nas últimas semanas. Além do frio e dos problemas no acesso a serviços críticos, os menores também são prejudicados no alcance ao ensino online, destaca a ONU.
Em diversas regiões da Ucrânia, as populações não conseguem de ter um acesso estável a eletricidade, aquecimento e água, em meio a elevação das temperaturas no país, que podem chegar aos -20º C.
"As regras da guerra são claras: as crianças e as infraestruturas civis essenciais de que elas dependem para sobreviver devem ser protegidas. É também essencial que a Unicef e os seus parceiros humanitários tenham acesso rápido e sem entraves às crianças e famílias que necessitam de assistência humanitária, independentemente do local onde se encontrem", defende Catherine Russell, diretora executiva do órgão.
Como afirmou a agência da ONU, os ataques realizados em outubro já destruíram 40% da "capacidade de produção de energia da Ucrânia, expondo ainda mais as famílias às duras condições atmosféricas, afetando os meios de subsistência, e aumentando a probabilidade de grandes movimentos populacionais adicionais”.