Queda no PIB faz construção civil perder o fôlego

PIB recuou cerca de 2% no primeiro trimestre de 2019

Às

Queda no PIB faz construção civil perder o fôlego

Foto: Foto: Divulgação

A construção civil, uma das principais fontes da economia nacional e que ainda detém o poder de empregar milhões, perdeu fôlego nestes primeiros meses do ano. De acordo com o último levantamento apresentado pelo IBGE sobre o setor, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção, que à princípio deveria crescer 2% em 2019, agora é estimado de 0,5% a 1%.

O número de criação de vagas de trabalho no ano também desabou, aponta o IBGE: de 100 mil para 25 mil.

Com o anúncio da queda de quase 2% do PIB no primeiro trimestre de 2019, em comparação ao quarto trimestre de 2019, e de 2,2% quando comparado ao primeiro trimestre do ano passado, a sensação para a economia brasileira foi desanimadora para analistas. 

Essa foi a 20ª queda consecutiva de atividade do setor, segundo dados do IBGE. Nos últimos cinco anos, o PIB da construção já encolheu 28%, com base em números do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.