Quedas na Bolsa de Valores ampliam crise econômica

Após valorização em 2019, B3 acumula perda diante da perspectiva econômica global

Por Da Redação
Às

Quedas na Bolsa de Valores ampliam crise econômica

Foto: Reprodução/ Agência Brasil

Em meio à pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, e recessão e crise política que movimenta as tensões do Brasil, preocupa investidores. Após ser valorizado e atingir recordes com 120 mil pontos em 2019, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) sofre queda diante da perspectiva econômica global.  

Ao fechar em 77.557 pontos na última sexta-feira (15), o índice acumulou queda de 32,9% neste ano. A perda é superior ao ganho em 2019, de 31,6%. De acordo com dados da Economática, desde janeiro, as empresas listadas na B3 perderam R$ 1,44 trilhão em valor de mercado, volume equivalente a 20% do Produto Interno Bruto (PIB) previsto pelo governo neste ano, de R$ 7,1 trilhões. 

A queda da Selic, a taxa básica de juros da economia, para os menores patamares da história provocou uma renda negativa em aplicações de recursos fixo, levando o investidor doméstico para a bolsa. Atualmente, quem permanece perde dinheiro ou segue sendo otimista, na esperança de que as ações baratas sejam valorizadas no futuro.

Com a piora no cenário econômico e tensões políticas, especialistas acreditam que 2020 será um ano desafiador para o investidor em ações. Os 400 mil novos aplicadores pessoa física que entraram na B3 em abril, totalizando 2,4 milhões, viverão com incertezas nos próximos meses. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.